Este site usa cookies. Ao selecionar Aceitar Todos estás a concordar com o seu uso.
Apenas os Necessários
Aceitar Todos
Apenas os Necessários
Carrega Enter para pesquisar ou escreva.
Sugestões
Curso Profissional de Fotografia
Curso Geral de Fotografia
Curso Especializado de Fotografia
Porto
Lisboa
Diurno
Noturno
Fim de semana

Pesquisar

Cesto (0)

Menu

Blog

Como escolher a escola para frequentar um curso de fotografia

06 Maio, 2024

Share

A aprendizagem na fotografia tem de incluir uma passagem por uma escola com qualidade para garantir mais oportunidades no mercado de trabalho. Numa altura em que a concorrência é cada vez maior, a escolha da escola de fotografia é bastante importante, quer pela qualidade da formação quer pelas oportunidades que possa vir a gerar aos seus formandos.

Existem aspetos que distinguem os melhores locais para aprender a arte de fotografar.

Reputação e Autoridade

Em primeiro lugar, a reputação da instituição de ensino é o fator distintivo e essencial na hora de captar mais formandos. O bom nome da escola é construído pela qualidade e experiência dos docentes, pelo rigor no ensino, além da estabilidade dos dirigentes, sendo que, os resultados escolares e o sucesso profissional dos formandos também fazem parte das características que ajudam ao crescimento da instituição.

Instalações e Equipamentos

Além disso, será conveniente que o espaço tenha as devidas condições e os equipamentos adequados à aprendizagem numa área tão específica como a fotografia.

Os formandos precisam de ter à disposição todos os materiais relacionados com um estúdio de fotografia, tal como o conhecimento técnico para tirar maior partido desses mesmos elementos técnicos. Esse know-how é fundamental para os formandos se sintam motivados durante a formação.

Programa e Disciplinas

O programa curricular deve abranger várias áreas e ser mais prático do que teórico para suscitar o interesse dos formandos durante a formação. À medida que completam as disciplinas, os formandos podem ter a possibilidade de criar um portefólio para notarem a evolução do trabalho.

Estágios e Networking

A obtenção do diploma é um momento importante na vida de cada formando. No entanto, os verdadeiros desafios começam com a procura do primeiro emprego. Numa fase em que o desemprego atinge níveis elevados assume especial importância que a escola consiga proporcionar acesso ao mercado de trabalho, não só através da possibilidade de estágio, mas também pelos contactos que promove durante o curso. Qualquer pessoa necessita de saber se o estabelecimento de ensino também tem referências positivas junto das empresas.

Recomendações e Feedback

A opinião dos antigos formandos sobre a qualidade de ensino também é relevante. Quem procura um curso numa escola de confiança necessita de ter bastante informação para acertar na escolha. E quem melhor do que antigos formandos para apontar as qualidades e defeitos da instituição com maior imparcialidade do que aquela que se espera da comunicação da própria instituição de ensino e formação.

O fator mais importante

A escolha de uma escola de fotografia por parte de um formando ter em conta os tópicos descritos para garantir uma boa entrada no desafiante mercado de trabalho. Os critérios necessitam de ser definidos, tendo em conta os objetivos que o formando tem para a sua carreira profissional.

Contudo, há um aspeto que tem de estar sempre presente, que é a paixão pela arte de fotografar. O mais importante é o formando sentir-se bem, embora não existam escolas perfeitas. Qualquer característica pode ser compensada pela vontade dos formandos em fazerem o que mais gostam.

Os desafios que o mercado atravessa, seja nesta ou noutras atividades, não pode ser um fator de desmotivação. Neste caso, o gosto pela fotografia também tem de ser superior ao momento económico e financeiro do país que se traduz na dificuldade de acesso ao emprego.

Em muitos casos, a superação transformou a vida de várias pessoas que se tornaram grandes fotógrafos porque colocaram a vontade e a paixão à frente dos problemas. A maioria consegue concretizar projetos que lhes garantiram visibilidade e oportunidades para crescerem como profissionais.

Na fotografia haverá sempre espaço para quem colocar a paixão em primeiro lugar.