Este site usa cookies. Ao selecionar Aceitar Todos estás a concordar com o seu uso.
Apenas os Necessários
Aceitar Todos
Apenas os Necessários
Carrega Enter para pesquisar ou escreva.
Sugestões
Curso Profissional de Fotografia
Curso Geral de Fotografia
Curso Especializado de Fotografia
Porto
Lisboa
Diurno
Noturno
Fim de semana

Pesquisar

Cesto (0)

Menu

Blog

14 razões para te inscreveres no Curso Profissional de Fotografia do IPF

06 Maio, 2024

Share

A Fotografia é uma área que envolve uma comunidade de entusiastas e profissionais em todo o mundo. Se tens gosto pela fotografia e queres dar um passo essencial para te tornares um profissional, necessitas de iniciar uma formação que te proporcione as bases teóricas e práticas para ganhar competências no mundo da fotografia.

Escolher um curso profissional de fotografia, tal como optar por uma escola, é uma decisão que tem que ser tomada de uma forma consciente, avaliando diversos aspectos, tais como, o que queres seguir como profissão, onde vais querer estudar,  e qual a importância que tem para ti o desenvolvimento dos teus talentos criativos.

O IPF é a única instituição de ensino em Portugal dirigida inteiramente para a fotografia e, por isso, destacamos 14 motivos para te ajudar nesta importante decisão:

1) Ensino prático centrado no saber-fazer criativo

Não se trata de apenas de teoria, mas sim de um ensino de carácter essencialmente prático que proporciona ao formando o  saber-fazer, de forma a que seja capaz de ultrapassar os desafios que irão surgir no quotidiano profissional.

2) Experiência de mais de 50 anos a formar fotógrafos em Portugal

O IPF é uma referência em Portugal, sendo um caso único no país, em termos de longevidade no ensino e na divulgação da fotografia.

Na nossa escola, já se formaram centenas de fotógrafos profissionais com talento reconhecido no campo da fotografia aplicada e da fotografia artística.

3) Formação reconhecida pelo mercado de trabalho

Desde 2004, o IPF acolheu mais de 1600 formandos no Curso Profissional de Fotografia, preparando-os para o mercado de trabalho. Durante o curso surge, desde logo, a possibilidade de começares a criar uma rede de contactos com fotógrafos profissionais com trabalho reconhecido, como confirmam os vários prémios na área da fotografia, a nível nacional e internacional, que eles atestam.

4) Formadores experientes e integrados no mercado de trabalho

Os formadores são fotógrafos profissionais com elevado reconhecimento. Eles levam a sua experiência para dentro da sala de formação, bem como a exigência que o mercado impõe.

5) Formandos e formadores premiados em diversos concursos

O IPF tem uma longa história e, ao longo dos anos, tem visto muitos dos seus formandos e formadores com o seu talento reconhecido através de vários prémios e distinções, tais como, entre outros: World Press Photo, Novos Talentos Fnac, Bienal de Vila Franca de Xira, Prémio Estação Imagem, Prémio Hasselblad, Novo Banco Revelação, Moscow International Foto Award, Pictures of the Year International.

6) Ensino polivalente e universal

No Curso Profissional obténs conhecimentos em diversas áreas da fotografia, tais como fotojornalismo, moda, publicidade, arquitetura, fotografia de autor, entre outros. Esta é uma formação numa área universal, que te permite trabalhar em qualquer parte do mundo.

7) Integração numa comunidade de pessoas e profissionais que partilham um gosto em comum: a Fotografia

Durante os 20 meses que compõem o Curso Profissional de Fotografia, vais estar envolvido por pessoas que partilham uma paixão comum – a fotografia – e objetivos comuns: obter formação profissional de excelência e a possibilidade de se destacar numa área apaixonante.

8) Estágio em fotografia

Existe a possibilidade, mediante os teus resultados, de integrares um estágio no final do curso acompanhado por um Coordenador de estágios do IPF, podendo ser esta uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho na área que pretendes seguir e que mais te interessou ao longo do teu percurso formativo.

Além do acompanhamento durante o período de estágio pelo coordenador, os formandos têm a possibilidade de serem aconselhados, igualmente, por fotógrafos profissionais.

9) Construção do teu portefólio

O desenvolvimento de um portefólio a partir de trabalhos realizados ao longo do curso é um argumento de peso, que pode fazer a diferença na altura de entrar no mercado de trabalho. Porque o IPF promove um ensino exigente e adaptado à realidade dos fotógrafos profissionais na atualidade, a construção do portefólio obedece a requisitos rigorosos.

10) Oportunidade para divulgares o teu trabalho

O IPF oferece a possibilidade para que participes nas exposições públicas que organiza ao longo de cada ano letivo, com os teus trabalhos individuais ou coletivos. Destacamos, igualmente, a promoção dos mesmos nos meios digitais: website; redes sociais; e a newsletter mensal  Contacto. Estes meios têm uma grande visibilidade na comunidade e também uma grande interatividade entre os participantes. É mais uma oportunidade de networking proporcionada pelo IPF.

11) Entidade certificada pela DGERT

O IPF é uma entidade certificada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) para a área dos Audiovisuais e Produção dos Media.

A certificação reconhece a qualidade da formação do IPF bem como a sua competência no desenvolvimento de programas formativos. Esta certificação ainda permite, a todos os formandos, a isenção de IVA e a dedução de despesas com formação profissional no IRS.

12) Organismo de referência no setor da Fotografia

O IPF foi, por muitos anos, o principal responsável pela criação de diversas normas relativas a procedimentos e eventos de fotografia, assim como a determinação da terminologia e vocabulário correto a ser utilizado na área da fotografia por todos os seus profissionais.

13) Podes escolher frequentar o Curso Profissional em Lisboa ou no Porto

O IPF tem instalações e uma vasta equipa de formadores tanto em Lisboa como no Porto, pelo que podes escolher qual a localização mais adequada ao teu caso.

14) Escolhe a turma de acordo com o horário mais conveniente

O Curso Profissional de Fotografia adapta-se à tua vida e à tua disponibilidade, oferecendo vários horários possíveis, tanto em Lisboa e no Porto: manhã (10h00-13h00) e pós-laboral (20h00-23h00).

Tens ainda a alternativa de fim-de-semana: sexta-feira (19h30-22h30) e  sábado (das 9h30-13h30 e 14h30-17h30).

Conclusão

O IPF pode ser definido como uma instituição de ensino com um elevado sentido de comunidade e proximidade entre todos os seus membros: A tua casa da Fotografia é aqui – esperamos que te juntes a nós.

Se queres fazer da fotografia a tua profissão e se queres privilegiar um ensino centrado no saber-fazer, que alia a criatividade aos conhecimentos técnicos  que te permitirão ser um bom profissional, o IPF é a escolha certa para ti.